27/04/2022 14:54 Há 2 anos

Aumento de casos de dengue em Paranavaí preocupa vereadores



O avanço dos casos de dengue no município tem assustado e gerado na população a sensação de vulnerabilidade. Quintais sujos, lixo descartado de maneira irregular e água parada são fatores que impulsionam a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
Pensando nisso, os vereadores Leônidas Fávero Neto e Luís Paulo Hurtado, apresentaram requerimento que foi aprovado na noite desta segunda-feira (25), solicitando informações sobre as ações que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de erradicar os criadores dos mosquitos e se o plano municipal de combate à dengue vem sendo cumprido integralmente.
Dados divulgados em abril, pelo Ministério da Saúde por meio do último Boletim Epidemiológico, mostram que o número de casos registrados no Brasil aumentou em 95,2% se comparado ao mesmo período do ano passado. A Região Centro-Oeste apresentou a maior incidência de dengue, com 732,6 casos por 100 mil habitantes, seguida pela Região Sul, com 272,1 por 100 mil habitantes.
Ainda na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná declarou situação de epidemia de dengue devido ao aumento do número de casos. De agosto de 2021 até o momento, o Estado contabilizou mais de 80 mil notificações e cinco mortes pela doença.
Segundo o Boletim da Dengue de Paranavaí, desde o dia 1º de agosto de 2021 até a última quarta-feira, dia 20 de abril, o município notificou 1.071 casos suspeitos de dengue. Deste total, 240 foram confirmados, 783 descartados e 48 ainda aguardam resultado. Nenhuma morte por dengue foi confirmada neste período.

Veja também

Olá, deixe seu comentário para Aumento de casos de dengue em Paranavaí preocupa vereadores